sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Assuntos:

O que é o Grêmio IFG Luziânia e como ocorreu o seu processo de criação?

O que somos?

O Grêmio IFG Luziânia é a organização dos estudantes dos cursos técnicos integrados, PROEJA e Subsequentes do nosso Campus. Ele é formado apenas por estudantes desses cursos, de forma independente, desenvolvem atividades culturais e esportivas, jornal, organiza debates sobre assuntos de interesse dos estudantes que não fazem parte do currículo escolar e também organiza reivindicações, tais como compra de livros para a biblioteca, transporte gratuito para estudantes, e muitas outras. 

Todos os estudantes tem o direito de se organizarem e criarem os Grêmios Estudantis, graças a chamada Lei Do Grêmio Livre, de autoria do deputado federal Aldo Arantes, que foi sancionada no dia 5 de novembro. Ela garante a livre organização dos estudantes secundaristas. Lei nº 7.398, de 4 de novembro de 1985

Dispõe sobre a organização de entidades estudantis representativas dos estudantes de 1º e 2º graus e dá outras providências.
Art. 1º – Aos estudantes dos estabelecimentos de ensino de 1º e 2º graus fica assegurada a organização de Grêmios Estudantis como entidades autônomas representativas dos interesses dos estudantes secundaristas, com finalidades educacionais, culturais, cívicas, desportivas e sociais.
§ 1º – (Vetado.)
§ 2º – A organização, o funcionamento e as atividades dos Grêmios serão estabelecidas nos seus Estatutos, aprovados em Assembleia Geral do corpo discente de cada estabelecimento de ensino, convocada para este fim.
§ 3º – A aprovação dos Estatutos e a escolha dos dirigentes e dos representantes do Grêmio Estudantil serão realizadas pelo voto direto e secreto de cada estudante, observando-se, no que couber, as normas da legislação eleitoral.
Art. 2º – Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.
Art. 3º – Revogam-se as disposições em contrário.
Brasília, em 4 de novembro de 1985.
José Sarney – Presidente da República
A criação.
Para a Criação do nosso Grêmio foi preciso seguir alguns dados para que a entidade tenha uma existência legal e seja reconhecida entre todos. Primeiro foi criado a Comissão pró-grêmio, que é o responsável pela criação da entidade e discussão do Estatuto. 
O estatuto é a regra do funcionamento do Grêmio. Ele deve tratar de quantos membros tem na diretoria e quais são as suas funções. Trata, também, de como se elegem seus diretores, do tempo do mandato da diretoria e as regras eleitorais.
Após isso foi escolhido em Assembleia, estudantes para formarem a Comissão Eleitoral, que ficaram com a responsabilidade de marcar a data da eleição e receber a inscrição de chapas e candidatos, fiscalizarem o processo eleitoral e resolver eventuais dúvidas que surjam no processo eleitoral. Estes promoveram a apuração dos votos e declararam os vencedores e organizaram o ato de posse.




Escrito por:

Diretor de Comunicação do Grêmio Estudantil do IFG Luziânia e aluno da Turma Mecânica 2011

0 comentários:

Postar um comentário

© 2013 iPRESS. Todos os direitos reservados. Feito por Templateism e modificado por Victor Rocha